Esqueça tudo o que você vê em propagandas de pastas dentais. Aquela maçaroca de creme, que cobre totalmente a escova, é desnecessária e exagerada, mesmo para adultos.
Para crianças, a recomendação é tão mínima que vai fazer você pensar: "isso não limpa nada!!!"
Mas limpa, acredite. Você só acha que não, pois está acostumado a usar de forma errada, por tanto tempo, que fixou uma atitude exagerada como se fosse a normal.
A foto abaixo demonstra, exatamente, o recomendado pelos cirurgiões dentistas. E posso afirmar com segurança, pois sou um deles.
- Escova verde: Bebês - Metade de um grão de arroz cru (0,05g)
- Escova rosa: Crianças que NÃO sabem cuspir - Grão de arroz (0,1g)
- Escova azul: Crianças que SABEM cuspir - Grão de ervilha (0,3g)
Parece bem pouco, não? Mas é o suficiente. Lembre-se de que crianças menores não possuem tanto controle e têm menor facilidade em cuspir do que as maiores; fora que o sabor agradável das pastas dentais infantis vai fazer com que ela prefira engolir à botar para fora. E você, adulto, é o responsável pela quantidade de pasta a ser colocada na escova e por ensiná-la a cuspir.
Então é isso! Nada de exageros. Bote na cabeça que pastas dentais são remédios. Ingerir quantidades mínimas não traz nenhum tipo de problema, mas exageros podem prejudicar seu filhote, a longo prazo.
Quando levei Luah com 1 ano e 5 meses na sua primeira consulta fiquei realmente surpresa com a quantidade de pasta, e de como sempre fomos acostumados a usar erroneamente a pasta. Achei está primeira consulta muito importante e todos os país deveriam levar seus filhos bebês em um odontopediatra, não só pela consulta do bebê, mas também para esclarecimento de muitas questões, para aprender sobre escovas, pasta, o fio dental, e assim poder dar uma melhor qualidade bucal aos nossos pequeninos.
ResponderExcluir