Para um pai novato, viajar de carro com o filho bebê pode parecer assustador. E é assustador. Ainda mais no meu caso, que preciso pegar uns 500 Km de estrada para chegar ao meu destino. Mas, já passei por essa experiência duas vezes e posso dizer que, se tudo for bem planejado, o trajeto será o mais tranquilo o possível.
Eu viajei com meu bebê em duas situações diferentes e, em cada uma delas, precisei fazer algumas adaptações. Da primeira vez, ele tinha 6 meses e mal engatinhava. Da segunda, ele acabara de fazer um ano e já andava. Isso muda bastante, pois, no segundo caso, ele fica mais inquieto. O segredo é planejamento. Estar preparado para diversas situações vai te livrar de inconvenientes pelo caminho.
A seguir, darei algumas dicas de como se planejar para uma viagem de carro com um bebê. Acredito que elas podem ser bastante uteis para vocês:
1) Conheça a estrada por onde vai dirigir.
Ter o conhecimento do trajeto pode ser fundamental para a programação do horário de saída, locais mais lentos, pontos de parada. Tudo para fazer a viagem no menor tempo possível.
No nosso caso, como conhecemos bem a estrada, sabíamos que o percurso crítico eram os primeiros 100 Km, pois haviam dois pedágios e uma movimentação de carros intensa, sendo menor durante a madrugada. Sendo assim, programamos o início da viagem para esse horário.
2) Faça a manutenção preventiva do carro
É o básico de qualquer viagem, mas não custa lembrar. Verifique pneus, estepe, radiador, água do limpador de para-brisa. Também tenha a mão contato do seguro do carro. Tudo para não ser pego de surpresa em caso de algum inconveniente.
É o básico de qualquer viagem, mas não custa lembrar. Verifique pneus, estepe, radiador, água do limpador de para-brisa. Também tenha a mão contato do seguro do carro. Tudo para não ser pego de surpresa em caso de algum inconveniente.
3) Não esqueça do telefone celular
Hoje em dia, ninguém anda sem um, mas é importante lembrar de mantê-lo com a bateria carregada e levar um carregador veicular para emergências.
4) Tenha uma cadeirinha de bebê confortável
O bebê precisa estar o mais confortável possível e a cadeirinha deve ser adequada para a idade e tamanho. Lembre-se de que a ideia é que ele durma boa parte do trajeto. Sendo assim, dê preferência a cadeirinhas que reclinam. E nunca. NUNCA deixe o bebê sem o cinto de segurança atado.Fiz uma postagem dando dicas de escolha de cadeirinhas. Dê uma passada por lá para se informar. (Clique Aqui)
5) Leve um cooler abastecido
Durante uma viagem longa, vale a pena levar um cooler ou caixa térmica para manter resfriado a comida do bebê, água e qualquer coisa que necessite refrigeração.
6) Leve comidinhas
Quanto menos você puder parar, melhor. Então, se valha de comidinhas fáceis para fazer uma boquinha pelo caminho.
7) Deixe à mão a mala com os apetrechos de troca de fraldas
Bebê sujo gera irritação e choro.Trocar a fralda do bebê vai ser inevitável. Algumas vezes você vai precisar parar em algum posto para fazer a troca. Sendo assim, deixe tudo à mão. Nada de colocar na mala do carro, atrás de um monte de sacolas. Já que vai precisar usar com certa frequência, deixe na frente com vocês para facilitar o processo.
8) Leve distrações para o bebê
Bom, você conhece o seu filho. Leve tudo o que ele gosta para mantê-lo entretido. Tablet com vídeos, músicas infantis, brinquedos. Se a viagem vai ser cansativa para você, para ele vai ser pior ainda. Não deixe seu bebê irritado a toa.
Penso que, seguindo essas dicas, a seu trajeto vai ser mais tranquilo e você vai estar preparado para emergências.
Boa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário