Se você vai ser pai, eventualmente, vão te perguntar se você fez ou vai fazer o curso de gestante. Basicamente, é um "intensivão" de como proceder durante a gravidez da mulher e dos cuidados básicos imediatos pós nascimento.
É sempre interessante que o casal faça o curso em conjunto. Afinal, é muita informação para uma pessoa só.
Existem vários locais que oferecem esse curso gratuitamente. No nosso caso, fizemos na própria maternidade onde teremos o bebê.
Foi dividido em duas manhãs.
No primeiro dia, tivemos aula sobre fisiologia básica da gestação, condutas administrativas de internamento e trabalho de parto. O médico palestrante foi bem didático quanto aos momentos finais da gravidez e os passos necessários para a admissão da gestante no hospital. Também sanou nossas dúvidas quanto ao protocolo do hospital em relação à permanência de acompanhantes na sala de parto e detalhes sobre a alta do bebê.
Em seguida, uma neonatologista nos deu informações sobre a assistência médica neonatal na sala de parto e os exames realizados no recém nascido logo após o nascimento e nos momentos posteriores, até a sua alta hospitalar.
Por fim, após um coffee break, recebemos orientações nutricionais para a gestante, visando, basicamente, à adequada absorção de nutrientes pela mamãe e pelo bebê, o ganho consciente de peso e alertando para os riscos de uma alimentação hipercalórica, no período gestacional.
No dia seguinte, tivemos aulas teóricas e práticas sobre os cuidados básicos com o recém-nascido, tais como dar banho e trocar fraldas. Também tivemos dicas sobre aspectos psicológicos que envolvem toda essa mudança familiar.
Nós gostamos bastante do curso. Mas o que ficou na mente foi a primeira frase do médico, na primeira aula:
"Não pensem que vão sair daqui sem dúvidas. Na verdade vão sair com mais dúvidas ainda!"
E, sim, quanto mais informações tivemos, mais dúvidas surgiam. E elas, provavelmente, só serão tiradas no dia-a-dia da paternidade.
Assim esperamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário