quinta-feira, 13 de abril de 2017

Quando o bebê "liga"



Como um bom pai de primeira viagem, eu não fazia ideia do "funcionamento" de um bebê.

Sabia o básico. Por exemplo, que eles não nascem sabendo andar, não ia falar papai quando saísse da barriga da mãe e que são maquininhas de fazer cocô e xixi.

Fui descobrindo como eles funcionam, de verdade, da melhor maneira possível. Na prática!

E sim, acreditem. Não tem forma melhor de sentir isso. Cada passo dado, cada aprendizado,gera uma emoção sem tamanho para nós, pais bobões, que acham que o filho é a criança mais inteligente do mundo só porque ele descobriu que o controle remoto serve pra ligar a TV. Mas isso demora um pouco.

Lembrando, agora, o longínquo ano de 16 meses atrás (Sim. Meu filho mal fez um ano e eu já me acho o pai mais experiente do mundo), recordo da minha ansiedade e, por que mentir, decepção ao descobrir que, ao nascer, o bebe praticamente não interage. Na verdade ele quase não se mexe. Fica la, paradão, chorando, fazendo cocô e xixi de 15 em 15 minutos e mamando com a mesma freqüência.

A gente até fica fazendo aquelas caras idiotas de "blu-blu-blu", mas,se ele está vendo, ignora.

Eles ficam tão imóveis que eu ficava a noite toda conferindo se ele estava mesmo respirando durante os pequenos cochilos que ele dava ao longo do dia.

O máximo de interação, que eu me recordo, era que, se eu colocasse meu dedo na pequenina mãozinha dele, ganhava um apertão. E como os bebês tem força na mão, não?

Enfim, lá se passam alguns meses e você percebe que algo está mudando. Ele começa a prestar um pouco mais de atenção ao ambiente em volta, começa a fazer pequenos movimentos e, quando você menos espera, você faz aquele "blu-blu-blu" despretensioso e ele ri. E que sorriso gostoso. Passei o dia todo fazendo graça pra ver aquela boquinha banguela dando risadas.

Entretanto, eu senti que ele ligou, de verdade, quando aprendeu a engatinhar. Agora ele poderia ir onde quisesse, sob nossa vigilância, claro,  e explorar o mundo ao seu bel prazer. Ele passou a interagir com o mundo de uma forma própria, deixando claro o que ele gostava ou desgostava.

Agora sim, o bebê está com quase todas as funcionalidades ligadas. Já aprendeu a bater palmas, dar tchau, se esforça pra dar um beijinho, fala "mamãe" (já "papai" está difícil), assiste programas educativos na TV, come na cadeirinha.

Falta um ou outro detalhe, afinal, a vida está só no começo e tem muita coisa legal pra aprender por aí. No entanto, posso dizer que meu bebê "ligou" e estou muito feliz com isso.

Ter um bebe é como comprar um Smartphone que só libera as funcionalidades aos poucos. No primeiro mês você só pode carregar a bateria e admirar. No segundo,mal pode fazer uma ligação. No terceiro, ele libera a câmera. No seguinte, você já pode usar a internet e assim sucessivamente até que todas as funções estejam ativadas.

Claro que nenhuma empresa venderia um Smartphone assim. Mas, se fosse viável, você perceberia que amaria e daria muito mais valor a ele, pois curtiria cada upgrade que ele fez.

E assim eu sigo a vida. Curtindo cara passo que meu filho dá, cada aprendizado, cada desenvolvimento e me maravilhando com isso!

Um comentário: