terça-feira, 30 de junho de 2015

A Escolha do Nome do Bebê



Então você descobre que vai ser pai. Dentre as várias dúvidas que surgem, talvez a que vá mais gerar conflito com a esposa é a escolha do nome da criança.

Nem sabe ainda se é menino ou menina, mas as especulações já começam.

Como todo casal, fizemos nossas listinhas individuais e depois cruzamos para ver se havia nomes em comum. A regra aqui diz que:

 "Você pode colocar qualquer nome da lista, mas, se ele for cortado pelo seu cônjuge, já era! Não pode ser usado."

Lembre-se de que nomes muito legais para você, podem significar nomes aterrorizantes para sua mulher e vice-versa. Tipo, você adorar o nome Marcelo e esse ser o nome daquele ex-namorado que a fez sofrer. Ou ela curtir o nome Joana, mas essa ser a professora maldita que te expulsou do colégio.

Tem que ser em comum acordo. Nada de forçar um nome que incomode sua esposa, ok?

Como um bom pai nerd, fiz a minha listinha baseada em nomes da cultura pop. Eu não tinha muitas ideias para meninas. O nome nerd que eu mais gosto é Dana, personagem da série Arquivo X, mas já usei para minha cachorrinha. Também tinha a Diana, nome da Mulher Maravilha. Os outros nomes eram muito americanizados e eu sabia que não ia colar.

Já para meninos, eu tinha uma lista quilométrica. No topo dela, estava o Logan, o nome pelo qual Wolverine é mais conhecido.



 Depois, vinham nomes que eu sabia que não passariam no apreço da minha digníssima. Definitivamente, nem Kal El, nem Goku seriam aprovados. Fox, muito menos. Haveria esperança para nossos jedis, Luke e Anakin? Eu duvido.



Então, tentei ser esperto e coloquei nomes mais comuns, mas que possuíam algum significado nerd, tipo, Júlio César, o imperador, ou Rafael, pintor renascentista e...Tartaruga Ninja!!!

As semanas que seguiram foram de visualizações de lista de nomes, na internet. Cada nome legal encontrado era discutido e eliminado, ou deixado na listinha.

Eu procurava artifícios para que meus nomes esquisitos não soassem tão estranhos assim. O Logan, por exemplo. Mostrei várias crianças que possuem esse nome e quase consegui que fosse aprovado quando, num programa de TV, Master Chef Junior, apareceu um garotinho com esse nome. E estávamos torcendo por ele.



 Mas um detalhe fez o Logan ser eliminado (não o garoto e sim o nome). Um maldito carro!!! Ninguém quer ter um filho com nome de Fusca ou Corsa.



Então, tive que me concentrar nos outros. De todos, o mais promissor foi Rafael. Esse nome também estava na lista dela e era bastante comum. Exageradamente comum. Uns 10 amigos meus tem filhos chamados "Rafael". Mas eu gostava e ela também. Seria eu, pai de uma Tartaruga Ninja? Se fosse menina, já havíamos combinado de ser Manuela. Nada nerd, não? Mas alguma coisa me dizia que seria um menino. E foi!



Após o resultado da sexagem fetal, olhamos um para o outro e dissemos: Rafa!

Estava escolhido! Agora era só avisar para nossos familiares e amigos que o menininho Rafael estava a caminho!

Dicas:

  • Evite discutir o nome com outras pessoas. Todas as opiniões sugeridas são facilmente encontradas em listas na internet. Todos os nomes são bons ou ruins para cada indivíduo. Quando o casal decidir o nome, apenas informe, com firmeza. Sempre tem alguém que diz: "Rafael? Não gostei. Que tal Pedro?". Deixe claro que o nome é o que vocês escolheram. Quem quiser que nomeie seu filho do que quiser!

  • Se ainda tem dúvidas, existem livros legais que dão dicas de nomes e seus significados. Clique AQUI para dar uma olhada em um legal!

  • Uma lista de alguns nomes Nerds, caso você queira:


Star Wars: Luke, Anakin, Han, Leia, Obiwan, Padme;

Arquivo X: Fox, Dana;

Senhor dos Anéis: Aragorn, Frodo, Gandalf, Galadriel, Arwen;

Marvel: Logan, Scott, Jean, Ororo, Eric, Charles;

DC: Bruce, Kal El, Diana;

Games: Mario, Luigi, Peach (Super Mario Bross); Nathan, Victor, Elena (Uncharted); Kratos (God of War);

Lost: Kate, Jack, Hugo, John;

Dragon Ball: Goku, Gohan;

Tartarugas Ninja: Leonardo, Donatello, Rafael, Michelangelo;

Harry Potter: Harry, Hermione;

Game of Thrones: Arya, Bran, Robert, Sansa, Khaleesi;

Jogos Vorazes: Katniss, Prim;

Mitologia: Zeus, Thor, Apollo, Afrodite;

Crepúsculo: Bela, Jacob.



8 comentários:

  1. Puxa, meu filho mais velho coloquei o nome de Sayori Allan, já o mais novo é Pedro e agora estamos aguardando saber o sexo (torcendo pra ser uma menina) e irá chamar Luna (porque eu amo a personagem Luna da saga Harry Potter) o pai ja sugeriu Arya, Auri, Daenerys, e caso for menino será Bruce, porque ? Bruce Wayne, Bruce Lee, Bruce Banner...mais nerd que Bruce só Pi rsrs...e a sugestões do pai para nomes masculinos primeiramente Ragnar, Ned, Jon, George...essas coisas, realmente é uma escolha difícil, são nomes lindos só que não podemos esquecer que isso aqui é Brasil e já fomos alunos e colegas de classe um dia, sabemos o nível de zueira que a criança pode passar simplesmente pelo nome que os pais escolheram...difícil isso u_u

    ResponderExcluir
  2. Serei pai de gêmeos e eu sou um Nerd fanatico sabe mas ja minha esposa... ja Tentei nomes como Oliver(Arqueiro Verde) Bruce Deymian ( Batman e Robin) mas nd feito >< ela duz q nao vai por nome de Super herói nas crianças por isso estou aqui atraz de um nome q ela goste mas q tenha algum significado nerd

    ResponderExcluir
  3. Nosso primeiro filho é Kalel! Agora tentando achar algo criativo para a próxima, que será uma menina, tentando agradar o marido, mas está difícil, quer Kara ou Saori, mas não tá rolando ... hehe... vou dar uma estudada nestas ideias... hehe

    ResponderExcluir
  4. o meu amor nerd quer que meu filho se chama Obiwan...gente não dá!

    ResponderExcluir
  5. Galadriel, menina já está decidido..

    Agora menino, já temos nosso pequeno Miguel Anakin.

    ResponderExcluir
  6. Kalel ninguém ganha!
    Vem meu pequeno supermem.

    ResponderExcluir
  7. Oi andei pesquisando alguns nomes "nerds" e acabei aqui.
    To esperando um Menino e na dúvida entre Anthony e Nickolas
    Que são dois inspirados na Marvel Anthony Stark e Nick Fury (Pelo fato de ser fã do universo Marvel)
    Mas ainda To na pesquisa

    ResponderExcluir
  8. Como toda boa fã de Dragon Ball, não poderia ter escolhido nome melhor para o meu baby, desde que ele estava na barriga e eu nem sabia o sexo, já chamava de Gohan. E assim, foi feito. Eis que ano passado, nasceu o meu Sayiajin, meu Gohan. ♡

    ResponderExcluir