domingo, 25 de dezembro de 2016

Como Era o Natal na Minha Infância



O Natal está chegando e, com ele, a nostalgia bate forte. Nessa época do ano, o passado sempre me vem a tona e fico relembrando da minha infância e de como eram os meus Natais nos anos 80.

Minha família nunca foi de seguir a risca as tradições natalinas. Nunca tivemos ceia de natal à meia noite, como era o costume na casa de meus amigos. Meus pais sempre gostaram de dormir bem cedo.

Então, eles incrementaram a lenda do Papai Noel, dizendo que ele passava mais cedo lá em casa. Eu ficava feliz da vida. Me sentia especial. Papai Noel me considerava tão legal que, antes de qualquer criança no mundo, entregava meus presentes.

Nossa "ceia" sempre foi feita no horário de almoço. A maior vantagem era que nossos parentes podiam participar e, depois, fazer a ceia na casa deles no horário de costume.

Nossas árvores de Natal também eram diferentes das de todo mundo. Minha mãe curtia fazer a árvore do jeito dela. Normalmente ela pegava uma árvore seca, sem folhas, enchia de algodão e lá estava nossa árvore nordestina. Não vou mentir. Eu morria de vergonha dela. Eu nunca entendia porque meus amigos tinham pinheiros e eu, aquela coisa esturricada. Pelo menos ela enchia a árvore de Papais Noéis de chocolate, que eu detonava antes mesmo do dia de natal chegar.



Outra coisa que me lembro bem era que meus pais sempre compravam uma porrada de brinquedos mais simples para distribuir para crianças carentes. Eu adorava ir com eles e ver a felicidade da garotada. 

Meus natais eram bem parecidos. Costumeiramente, eu passava o dia inteirinho na frente da TV assistindo a programação especial. Minha memória pode estar criando algo falso, mas parecia que sempre era da mesma forma.

Logo pela manhã, a Globo passava o especial de natal do Mickey, com histórias natalinas envolvendo todos os personagens da Disney. Se mudasse o canal para o SBT, lá estava o especial de natal do Charlie Brown. Curiosamente a árvore de natal que ele arrumava se parecia muito com a da minha casa. Que lástima!

Resultado de imagem para especial de natal charlie

À tarde, a Globo passava filmes variados. Muitas vezes passava Os fantasmas contra atacam, que era uma versão da clássica história de Charles Dickens, onde um sovina era visitado pelos fantasmas dos natais passados, presente e futuro. Mas, na maioria das vezes, repetia incessantemente o filme Esqueceram de Mim.



Já o SBT, apostava no mesmo filme todos os anos, A Rena do Nariz Vermelho. Uma animação em stop motion que contava a história de uma rena que era discriminada por ser diferente, mas acabava se tornando uma respeitável condutora de trenó do próprio Papai Noel.



Não faço ideia do que passava durante a noite. Como disse anteriormente, nós dormíamos muito cedo. Umas 8 horas da noite eu já tinha capotado na cama e só acordava no dia seguinte.

Outra coisa que marcou bem a minha infância foram as aguardadas propagandas de brinquedo da estrela. Era um compilado com todos os brinquedos que ela vendia.



Outras clássicas eram as propagandas do Banco Nacional e da Varig. Qualquer um que tenha vivido nessa época, sabe as músicas de cor.





É, amigos. Eu posso dizer que tive uma infância feliz. Não tenho uma memória triste sequer dos meus natais passados e, hoje, tudo o que eu quero é fazer o mesmo pra meu filhote. Ele acabou de fazer um ano e vai participar do seu segundo natal. Esses, ainda não vão ficar na memória, mas espero que, quando ele tiver a minha idade, possa se lembrar com carinho de tudo o que o papai fez por ele. Quem sabe um dia ele escreva um texto falando sobre tudo isso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário