sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Quando Posso Passear com Meu Bebê?





Quando nosso filho nasceu, sabíamos que precisaríamos passar um tempo "encarcerados" em casa. Um baby tão novinho ainda não tem defesas suficientes para encarar todo tipo de doenças que somos expostos no dia-a-dia.

O contato com esses agentes patogênicos pode não causar nenhum mal para nós, que já possuímos anticorpos contra eles, mas poderia mandar nosso bebê para o hospital.

Entretanto o tempo passa e, cada vez mais, sentimos a necessidade de sair de casa e ver o mundo. E apresentar esse planeta para nosso filhinho. Mas qual é a hora correta?

Após o primeiro mês de vida e tendo tomado as primeiras vacinas, perguntamos ao nosso pediatra:

"Já podemos levar nosso filhinho para passear, por exemplo, num shopping?"

"Nem a pau, Juvenal!!!"

Quer dizer... Não foi bem isso que ele respondeu, mas foi por aí.

Ele nos abriu os olhos frente a grande verdade nua e crua. Nosso filho de um mês está pouco se lixando para o mundo exterior. Somos apenas nós que sentimos essa necessidade. Ambientes com grande movimentação e fechados como um shopping center são  locais perfeitos para transmissão de doenças. Ou seja. Ele não se beneficiaria de absolutamente nada nessa visita ao shopping e ainda correria riscos enormes.

Em geral, os pediatras recomendam muita cautela quando o assunto é a exposição do bebê. Eles preferem que as saídas sejam gradativas. Inicialmente, não faria mal visitar uma ou outra casa de um parente. São ambientes mais controlados e menos prejudiciais à saúde da criança.

Locais como shoppings eles só permitem depois dos 4 meses em diante e, mesmo assim, nada de ficar a tarde toda na rua. Passeios curtos geram menos estresse no bebê e menos perigo de se contrair alguma doença.

Melhor iniciar os passeios em locais abertos como parques e praças, em horários com pouco movimento e quando o sol não esteja tão forte. No começo da manhã ou no fim da tarde.

E, obviamente, estamos falando de bebês saudáveis. Se ele já apresenta algum problema de saúde, nada de o expor à coisas piores.

Então é isso. Muita paciência nessa hora. O bom senso é que manda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário