quarta-feira, 8 de julho de 2015

Com Barba ou sem. Como meu filho vai me conhecer ao nascer?



Lembro dos meus 12 anos, quando os primeiros fiapos de barba (mais pareciam penugens) começaram a aparecer.

Em pouco tempo, eu já tinha o famoso "bigodinho de porteiro". Alguns anos depois, meu rosto já estava com barba fechada.

Mas eu sempre lutei contra ela. Podia não fazer todo dia, mas, pelo menos, uma ou duas vezes por semana eu passava a lâmina de barbear.

Tive um ou outro momento na vida que deixei um cavanhaque, mas, se muito, durou uns dois meses.

Eis que chega o ano do nascimento do meu filho e eu resolvo deixar a barba crescer.  E gostei. Menos trabalho e um rosto mais sério.  Uma boa mudança, acredito.

Mas, uma coisa sempre me veio a cabeça. Meu filho nasce em novembro. Como eu quero que ele conheça o papai? Cara lisa ou barbado?

Eu tomei uma decisão, baseada numa experiência pessoal do passado.

O meu pai sempre teve barba. Pelo menos, desde que eu me lembro. O fato é que eu o conheci assim, quando saí da barriga da minha mãe.  E foi a referência principal que eu tinha: "Cade papai? Cade papai... Opa! Ali o cara de barba grande! Papai!!!"

Um belo dia, acredito que eu tinha uns 4 anos, um sujeito de cara lisa abre a porta de casa dizendo que era o meu pai.

Quando vi aquele impostor, corri para o quarto e me tranquei lá. O cara ficou do lado de fora falando que era meu pai e eu só gritava: "Você não é meu pai! Você não é meu pai!"

Senti-me numa cena de Star Wars, quando Darth Vader revela ser o pai de Luke Skywalker e a única
reação do garoto é gritar: "Não! Não é possível! "




Mas, assim como em Star Wars, aquele sujeito de cara lisa era sim o meu pai.

Só que, no meu caso, ele era a mesma pessoa que me botava para dormir, contando histórias. Mas faltava algo. Faltava a barba!

Meu pai cometeu o vacilo de fazer a barba e sair de casa, antes que eu visse o que havia acontecido. Naquela época eu não sabia que se podia escolher. Achava que a barba era algo como o nariz e as orelhas, simplesmente estavam lá desde sempre.

Isso ficou marcado na minha mente e, acredito que na dele, pois, depois disso, ele só voltou a fazer a barba quando eu tinha uns 18 anos.

Baseado nessa história,  eu tomei a decisão: Vou fazer a barba no dia do nascimento do meu filho, para que ele me conheça de cara lisa.

Acredito que vai ser muito mais fácil para ele ver uma barba crescendo, do que ver uma sumir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário