sábado, 11 de julho de 2015

Músicas na Gestação. O Bebê Curtindo um Som na Barriga da Mãe



Nas nossas pesquisas sobre gestação, lemos bastante sobre a influência da música no crescimento do bebê, ainda na barriga e após nascer.

Como funciona isso? O bebê, a partir da 20° semana de gestação, já começa a perceber sons externos. E, como para todas as pessoas, existem sons agradáveis ao ouvido e os que te irritam.

O som que ele mais escuta, obviamente pela proximidade, é a voz da mãe. Por esse motivo, ela é facilmente reconhecida por ele após nascer e é a que traz maior segurança.

As músicas que a mãe ouve, com frequência, durante a gravidez e que sejam agradáveis de alguma forma, também podem ser reconhecidas pelo bebê após o nascimento e acalmá-lo em momentos de estresse.

Alguns ainda acreditam que fazer o baby ouvir música clássica pode influenciar, de alguma maneira, o desenvolvimento do intelecto da criança.

Sendo assim, fizemos nosso dever de casa e pegamos uma listinha de músicas que gostamos para brincar de musicoterapia com Rafa.

Na lista tem coisa de AC/DC, Aerosmith, Metálica, Guns 'n Roses... Calma! Calma! Ainda não vamos expor o bebê às versões originais. Existem vários Cds de versões de todo tipo de música em formato"canção de ninar".

É bem fácil achar em lojas de artigos para bebês. Ou, você pode encontrar no youtube. De todos, os que gostamos mais foram as versões da coleção Babies Go.




Também compramos um fone de ouvido para facilitar a coisa. Alguns dizem que não é necessário. Que os sons do ambiente passam bem para o bebê na barriga, pois o líquido amniótico é um bom condutor. Assim, basta a mãe ficar próximo ao aparelho que transmite a música e o bebê ouve, tranquilo.

O importante é, se for usar o fone, colocar o volume bem baixo para não prejudicar a audição do bebê. Não é legal transformar o útero numa discoteca!

Existem fones específicos para isso. Alguns vem com uma cinta para facilitar o processo ou adesivos no fone para grudar na barriga da grávida. Elas não são muito fáceis de se encontrar por aqui, mas nada que não se encontre em sites de importação.




É isso, amigos! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário