quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Por Que Não Posso Dar Um Fogão De Brinquedo Para Meu Filho?



Se tem uma coisa que me diverte é cozinhar. Misturar os ingredientes, achar o tempero perfeito para cada comida, descobrir a lógica da construção de cada refeição e mudar receitas aprendidas ao meu bel prazer, "criando" pratos novos e adaptando antigos.

Não,  não sou chef de cozinha. Apenas um cirurgião dentista que assistiu muitos vídeos de receitas no Youtube e resolveu aprender a cozinhar para "agarrar" a esposa pelo estômago.

Na minha família, os homens se viram bem nessa arte. Meu pai cozinha muito bem e é referência quando o assunto é comida gostosa, mesmo que não seja tão saudável.

Meus primos também curtem a brincadeira de cozinhar e, volta e meia, fazemos um "encontro gourmet".

Eu demorei de entrar nesse mundo. Gostaria de ter aprendido antes. Dependeria menos do miojo nos tempos de estudante. E pretendo ensinar meu filho a cozinhar assim que ele tiver capacidade para tal.

Um dia, estava passeando por uma loja de departamentos e vi um fogão de brinquedo. Na rósea caixa, duas garotas sorridentes cozinhavam algo imaginário. O fogão também era rosa. Eu nunca vi um fogão rosa na vida. Talvez até exista e eu não saiba. Enfim, ficou claro que o público alvo da empresa que fez aquele brinquedo são as meninas.

 


Foi quando pensei em toda essa bobagem de separação que se faz entre brincadeira de menina e de menino. Carrinhos são para meninos. Mulheres não dirigem? A minha dirige melhor do que eu. Quando vemos carrinhos para meninas eles são cheios de frufrus e rosa até doer a alma. Por que um pai não pode dar uma Ferrari em miniatura para a filha? Tenho certeza de que uma mulher adulta, quando aprende a dirigir, não vai querer uma réplica do carro da Barbie.

Não quero que meu filho cresça pensando que lugar de mulher é na cozinha.  Pra mim, mulheres são péssimas na cozinha. Minha mãe é uma péssima cozinheira. Cozinha é lugar de macho!

Sendo assim, um dos brinquedos que meu filho vai ter é um fogão.  Afinal, ele vai ver o pai dele se divertindo na cozinha, como eu vejo meu pai até hoje. Por que não colocar o moleque na brincadeira também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário