quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bebês e cachorros são a mesma coisa?



Todo pai experiente, obrigatoriamente, já foi papai de primeira viagem. Provavelmente, esse super-pai já passou pelos pensamentos paranoicos que estou tendo.

"Caramba! Meu filho vai nascer e eu vou ter uma vida nas mãos! Um ser humano totalmente dependente de mim, que requer cuidados especiais 24 horas por dia! Será que eu vou dar conta?"

Numa conversa com um amigo, ele me solta:

"Cara! Você tem cachorro e cuida como filho. Cuidar de um cachorrinho bebê e uma criancinha é a mesma coisa!"

Por alguns dias, eu optei por aceitar essa opinião como verdade absoluta. É mais confortável pra mim, não?  Minha cadelinha tem 14 anos. Acredito que sou um bom pai de filha canina. Ela passou por algumas situações críticas, necessitando cirurgias de emergência e penso que agi bem nesses momentos. Fiquei tenso, pensei besteira, mas agi rápido quando deveria.

Então, tentei esquecer meus receios com essa premissa: "cachorro e criança é tudo igual!"

Mas a verdade, volta e meia, bate no pensamento, mostrando que as coisas não são bem assim.

 Não dá pra sair de casa, deixando o bebê preso no quarto só com um pote de água e um de comida, além de jornal no chão pra ele fazer suas necessidades enquanto você sai pra trabalhar. Talvez até dê, mas eu seria preso por isso!

Não dá pra isolar sua criança do convívio com outras,  apenas levando pra passear no início do dia e fim da tarde.

Cães, em geral, não vão para escola. Não pedem dinheiro pra pra pegar um ônibus e ir pro shopping com a galera ver um filme no cinema enquanto você fica em casa pensando em todas as coisas ruins que podem estar acontecendo com ele, longe da sua proteção.

Cães não pedem a chave do carro emprestado e...  Acho que já estou me adiantando muito. Mas acredito que seja uma coisa normal o pai ter essas preocupações.  Vou ser um bom pai? Acho que não dá pra responder. Só na prática.

Mesmo cães e crianças não sendo a mesma coisa, acho que dá pra tirar algo da experiência de ser pai canino e levar pro lado humano. Pelo menos sei que serei um pai atencioso e carinhoso. Se minha cadelinha pudesse deixar seu depoimento aqui, tenho certeza de que, disso, ela não reclamaria!



Que venha meu filho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário