segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Quartenium 15. Por que os pais precisam saber o que é isso?




Pesquisas, pesquisas e mais pesquisas.  Essa tem sido a minha vida desde que descobri que vou ser pai. Qual o melhor isso ou o melhor aquilo? O que faz mal, o que não faz?

Muita lenda, muito mito, muitas verdades e muito exagero.

Chegou o momento de pesquisar sobre produtos de higiene e choveram artigos falando sobre um tal de Quartenium 15 e o mal que ele pode causar. Mas o que diabos é isso?

Basicamente é um composto químico muito utilizado em produtos de higiene, tanto para adultos quanto para crianças. Provavelmente, você deve usá-lo todos os dias. Por que ele é considerado prejudicial?

Várias pesquisas laboratoriais detectaram que ele pode liberar formaldeído e este tem um possível potencial carcinogênico. Ou seja, ele pode predispor ao câncer.

Além disso, o Quartenium 15 tem um potencial alérgeno, podendo causar alguns problemas de pele, como dermatites e erupções. Se isso for verdade, talvez, muitos probleminhas de pele que seu bebê possa ter tido, poderia ser proveniente dos produtos de higiene que você usou.

Isso gerou um burburinho na comunidade "internética" de mães e pais. Todo site voltado ao tema tem um texto sobre isso.

Foi um corre-corre de mães lendo o rótulo de todos os produtos e jogando fora os que continham o quartenium 15.

Eu sou uma pessoa prática e não sou muito de dar crédito a esses lances sensacionalistas. Eu sei que tudo em excesso faz mal, até água. Então não daria bola para  essa polêmica.  Mas algo me chamou a atenção.

Se você tem uma empresa de produtos de higiene e tem segurança naquilo que vende, ou você não liga para os ataques ou você defende o seu produto.

Sendo assim, enviei um e-mail para a Johnson & Johnson, questionando sobre a política da empresa em relação ao quartenium 15, presente em alguns dos seus produtos voltados para os cuidados com recém-nascidos.

A resposta deles gerou-me uma certa preocupação. Segue na íntegra:


Olá Claudio.

Obrigada por acessar nosso site!

Como parte do compromisso global de segurança e cuidado, a partir de janeiro de 2014, os produtos da linha JOHNSON'S® Baby apresentarão fórmulas ainda mais puras, que utilizam tecnologia e inovação para oferecer o que há de melhor para seus consumidores. Em 2011, a Johnson & Johnson iniciou um processo para alterar as formulações de alguns dos seus produtos, com base nas sugestões dos seus consumidores. Hoje, a empresa anuncia a remoção de conservantes que liberam formaldeído, como o Quartenium-15, e a redução dos traços de 1,4 dioxano dos produtos da linha JOHNSON'S® Baby, em todo o mundo. No Brasil, os produtos da linha JOHNSON'S® Baby já estão sendo fabricados com a nova fórmula e substituirão gradualmente os produtos atuais nos pontos de venda.  A Johnson & Johnson trabalha para que a sua linha de cuidados com o bebê reflita as necessidades dos seus consumidores, que devem estar confiantes e tranquilos quando levam qualquer produto para as suas casas.
 Essa decisão foi tomada, mesmo tendo a certeza de que os ingredientes utilizados nas fórmulas antigas também são seguros, aprovados por agências regulatórias em todo mundo - como a ANVISA no Brasil -, cientificamente testados e com um longo histórico de segurança.
 Para tornar o seu processo ainda mais transparente, a Johnson & Johnson optou por criar um site que mostra tudo o que a empresa faz para garantir a qualidade e a segurança de cada produto: Nosso Compromisso com a Segurança e com a Proteção (site em inglês).
 Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo confiam na qualidade e na segurança dos produtos Johnson & Johnson e a segurança é a prioridade empresa. Cada um dos produtos da companhia, disponíveis no mercado, é seguro e eficaz, quando utilizado conforme as instruções, e atende ou excede os padrões regulatórios dos países onde são comercializados. Há 60 anos no Brasil, Johnson's Baby entende profundamente a pele e os olhos delicados do bebê e traduz esse conhecimento por meio de produtos seguros e eficazes para os cuidado da saúde e bem-estar dos nossos consumidores.
Sinta-se à vontade para nos contatar sempre que desejar, pois continuamos à sua disposição.
 
Abraços,

Central de Relacionamento com o Consumidor
Johnson & Johnson do Brasil
0800 703 6363



Resumindo a ópera: mesmo afirmando que a empresa acredita que o Quartenium 15 é seguro, a Johnson & Johnson pretende retirar o componente dos seus produtos, o que, para mim, não faz sentido.

Sendo assim, vou levar a minha lupa para o supermercado e caçar o Quartenium 15 em cada produto que comprar para meu filho. Não pretendo arriscar. Principalmente porque existem bons produtos que não possuem esse componente.

Fica o aviso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário