sábado, 24 de outubro de 2015

Como fazer um chá de fraldas econômico em tempo de crise



Um dos eventos clássicos do período de gestação é o Chá de Fraldas. Ou Chá de Bebê ou Chá de qualquer coisa que nunca tem chá de verdade!

O objetivo,  além do social, é angariar fraldas ou ajudar no enxoval do bebê, o que, se for feito da forma correta, pode ser uma boa ajuda financeira para os pais.

Na crise atual em que o país se encontra, para quem não está numa situação financeira muito confortável, promover uma festa dessas pode ser um tiro no pé, gerando mais custos do que benefícios.

Essa festinha sempre esteve no nosso planejamento, desde o inicio da gestação, mas, quando a hora chegou e colocamos na ponta do lápis, percebemos que gastaríamos muito mais do que receberíamos.  Na melhor das hipóteses, sairia "elas por elas".

Pensamos muito e já estávamos quase desistindo de fazer algo grande quando uma amiga nos deu uma ideia. E se ao invés de fazermos uma festa, nós não realizássemos um "encontro solidário, num bar ou restaurante, onde cada um pagasse sua conta?

Amadurecemos a ideia, conversamos com nossos parentes e amigos, todo mundo gostou e seguimos com o plano.

Primeiro,  fizemos uma lista de convidados e verificamos a quantidade provável de pessoas que poderiam comparecer ao evento.

Segundo, procuramos um lugar que tivesse um bom espaço e não fosse muito caro. Acabamos optando por uma pizzaria rodízio com um preço acessível.

Não sei na cidade de vocês, mas, aqui em Salvador, encontramos rodízios de 20 a 30 reais.

Caso não conheça bem o lugar, faça uma refeição nele e comprove se está de acordo com suas expectativas.

Em seguida, preparamos um convite virtual e distribuímos para todos via redes sociais, como Facebook e WhatsApp. Nem com impressão nós gastamos. Vamos ser honestos: até sua avó usa internet hoje em dia. Pra que gastar com impressão? A ideia é economizar, lembram?



 Nesse convite, já deixamos claro que a festinha não era all inclusive, especificando o valor a ser pago no estabelecimento.

Por fim, resolvemos fazer um bolo de fraldas simples para enfeitar a mesa e umas lembrancinhas para os convidados. Depois explico como fizemos.

No dia em questão, foi só festa! Praticamente todos os convidados apareceram e ganhamos uma quantidade de fraldas que acredito ser suficiente para um bom tempo.

Sucesso!



Dicas finais:

Tente optar por um estabelecimento que tenha comanda individual. Isso facilita muito no controle dos gastos.

Não havendo possibilidade de comanda individual, como foi no nosso caso, esteja preparado gastar um pouco mais do que apenas a sua conta. A medida que os convidados vão saindo, abatem a parte que lhe cabe e pode ficar um resíduo. Uma bebida de um, uma sobremesa de outro. Não tivemos esse problema. Nossa conta fechou quase exatamente no que nos cabia.

Não esqueça de reservar o local com antecedência e tentar negociar o valor do rodízio. Alguns estabelecimentos podem dar um desconto pela quantidade de pessoas.

Tente levar uma caixa grande ou peça para o garçom separar uma mesa para você colocar as fraldas que ganhar. Lembre-se de que elas fazem muito volume. Inclusive lembre-se de que tem que levar tudo para casa. Então, não adianta ir de ônibus para um lugar desses.

Tente programar tudo com antecedência. Na semana que antecede o chá de fraldas, reforce o convite a todos para que ninguém se esqueça.

Pelas nossas pesquisas, durante o crescimento do bebê,  os tipos de fraldas mais usadas são tamanhos M e G. Tente pedir mais dessas. De preferência, coloque isso no convite. Você também pode especificar as marcas que deseja ganhar.

Ambiente de trabalho é um bom lugar para você fazer uma festinha extra sem grandes gastos. Basta um bolinho, uns salgadinhos e refrigerantes e já faz uma boa brincadeira num intervalo ou final do expediente. A depender da quantidade de pessoas que trabalham com você, já consegue mais fraldinhas.

Um comentário: